calendario

terça-feira, 16 de março de 2010

Origem e Justificação do Poder Político: teses dos filósofos políticos da Época Moderna

Vais fazer uma pequena biografia dos seguintes filósofos:

Thomas Hobbes ( 1588 - 1679)
Thomas Hobbes nasceu em Malmesbury a 5 de abril de 1588 e morreu em Hardwick Hall a 4de dezembro de 1679. Foi um matemático, teórico político, e filósofo inglês, autor de Leviatã em 1651 e Do cidadão em 1651. A sua ideia notável era o Estado de natureza, Contrato social, Soberania, Bellum omnia omnes.

John Locke (1632 - 1704)
John Locke nasceu a 29 de agosto de 1632 e morreu a 28 de outubro de 1704. Foi médico, filósofo inglês e ideólogo do liberalismo, é considerado o principal representante do empirismo britânico e um dos principais teóricos do contrato social. Tabula rasa; Lei natural; Direito à vida, liberdade e propriedade .

Jean Jacques Rousseau (1712 - 1778)
Jean-Jacques Rousseau nasceu em Genebra a 28 de Junho de 1712 e morreu em Ermenonville a 2 de Julho de 1778. Foi um filósofo suíço, escritor, teórico político e um compositor musical autodidata. Uma das figuras marcantes do Iluminismo francês, Rousseau é também um precursor do romantismo. Visão de total liberdade no estado de natureza do homem, Vontade geral, Educação centrada na criança, Amor-próprio, Soberania do Povo, Liberdade Positiva .

Estes filósofos procuram explicar a origem da sociedade politicamente organizada, sociedade civil, bem como o seu fundamento e justificação.

Agora vais explicar a seguinte frase:
Estes filósofos imaginaram a existência de um estado de natureza que teria antecedido o estado de sociedade civil, e explicaram a passagem de um a outro destes estados por uma espécie de contrato social.
Por natureza o Homem vive num estado animal que através da educação passou para o estado civil.

Procura, agora, identificar as concepções centrais de cada um deles, transcrevendo uma frase-chave que as caracterize.
Thomas Hobbes - Estado de natureza, Contrato social, Soberania, Bellum omnia omnes
John Locke - Tabula rasa; Lei natural; Direito à vida, liberdade e propriedade
Jean Jacques Rousseau - Visão de total liberdade no estado de natureza do homem, Vontade geral, Educação centrada na criança, Amor-próprio, Soberania do Povo, Liberdade Positiva

Estes pensadores, ao admitirem um estado de natureza, divergem de Aristóteles. Porquê?

Sem comentários:

Enviar um comentário